sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Escola de Educação Básica Victor Meirelles
SAEDE AA (Serviço de Atendimento Alternativo)
Número de alunos: 6 (seis)
Professores participantes: Alan Scussel e Rosemari Wangradt
Tecnologias e mídias utilizadas: Computadores com acesso a Internet
Duração: 3 horas
Tema: Jogos Educativos, tendo como base Alfabetização. “site: www.atividadeseducativas.com.br”



Objetivos:

Oportunizar momentos prazerosos de integração entre eles.
Desenvolver a aprendizagem, de acordo com as suas necessidades.
Conhecer o som das palavras associando as vogais.
Identificar o alfabeto.
Respeitar seus limites e acreditar na sua potencialidade como indivíduo.
Elogiar sempre os resultados.



Metodologia:

Para desenvolver a inclusão digital democrática, tecnologia para todos, dar oportunidades iguais a todos os diferentes, independentemente das diferenças, assim facilitarão o convívio entre os educandos.
Desenvolver os interesses e as expectativas com o mundo digital, pois dos 6 (seis) alunos ninguém tem acesso a esta tecnologia. Quem possue computador o pai não deixa mexer, porque é deficiente e pode estragar o computador, pois existe descriminação tanto da família como da sociedade.
Eu Alan Scussel professor orientador da sala informatizada do EEB Victor Meirelles que situa-se em Vitor Meireles, juntamente com o apoio da professora Rosemari Wangradt resolvemos realizar este projeto com os 6 (seis) alunos do SAEDE AA (Serviço de Atendimento Alternativo), proporcionando a eles aulas diferenciadas na sala informatizada com jogos on-line com o seguinte tema “Brincando se aprende” no site: www.atividadeseducativas.com.br, ligando o alfabeto e associando as vogais ao som das palavras.
Ensinar eles a manusear o mouse, desenvolvendo a coordenação motora, pois a maioria só conhece o computador de longe.
Proporcionar a eles atividades atraentes, coisas diferentes, respeitando seus limites e acreditando na sua potencialidade como ser humano igual a todos, com todos os seus direitos.
É reeducar os conceitos e aceitar como igual o diferente.




Avaliação:

Aplicação do projeto inclusão digital democrática tecnologia para todos, foi realizado com os 6 (seis) alunos do SAEDE AA (Serviço de Atendimento Alternativo), oportunizar momentos prazerosos de integração com o mundo em que todos vivemos deficientes e não deficientes.
Foi uma experiência válida e muito prazeroso em poder proporcionar tanta alegria a eles que tão pouco possuem, eles não tem acesso a nada, pois são rotulados como, deficientes mentais até pela própria família, você não pode mexer, porque é deficiente e estraga o computador.
O trabalho alcançou os nossos objetivos dentro do possível, fiquei comovido ao ver a alegria estampada no rosto deles, aqueles que conseguiram realizar as atividades pulavam de alegria, pois nem eles acreditavam o que estava acontecendo.
Sou da seguinte opinião: “Até que ponto nós normais, somos normais”.
Por isso deficiente mental é normal também.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CURSO E-PROINFO

Olá amigos eu estou participando do curso do e-proinfo, que tem como tema INCLUSÃO DIGITAL. Este curso tem a carga horaria de 40 horas.
Quem está promovendo este curso é o NTE de Ibirama, com as professoras Neusa e Rosimeire.
Estou adorando este curso, pois com ele estou aprendendo tudo sobre o lindo sistema operacional chamado LINUX.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Nos tempos de hoje, fica muito mais fácil ser professor, pois temos tudo o que a gente quer na INTERNET. Não precisa mais ficar correndo atrás de livros em bibliotecas.
Está tecnologia no meu ponto de vista oferece de novo muitos materiais didáticos de vários formatos, exemplo: (apostilas, videos, jogos educativos, softwares educacionais e muitos outros.) envolvendo todas as disciplinas e idades para o processo de ensino aprendizagem.
Estamos em 2010 e muita coisa mudou, porque não mudar a minha prática pedagógica, claro que vou mudar e mudar pra melhor pois com as tecnologias fica muito mais fácil.
Educação e tecnologia, nos leva a repensar a escola como organizadora e articuladora do processo de aprendizagem. A grande dificuldade na sociedade hoje, é selecionar as novas informações de maneira mais significativa, pois passa a exigir uma nova maneira de aprender dos alunos e conseqüentemente novas maneiras de ensinar dos professores. O professor deve cada vez mais refletir sobre suas práticas pedagógicas, centralizar suas metologias na educação para facilitar a aprendizagem dos alunos evitando continuar com as metologias tradicionais que podem levá-los ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.
Para que isso se realize em primeiro lugar nos professores temos que saber utilizar a máquina, fazendo cursos, se aperfeiçoando e atualizando a cada ano que passa, tendo com isso a facilidade em ensinar ao educando. Nos tempos de hoje existem vários cursos grátis nesta área em que o governo vem oferecendo aos educadores, basta nós termos a vontade de realizar estes cursos e evoluir profissionalmente.
Devemos pensar em uma escola menos conteúdista e mais preparada para o novo mercado de trabalho.

Curso do LINUX "Inclusão Digital"

Eu estou participando do Curso do LINUX "Inclusão Digital" de 40 horas em Vitor Meireles no EEB Victor Meirelles.
E a minha frase significativa do curso é:
"A ÉTICA NO USO DAS TECNOLOGIAS"